Workshops

1. A arte de contar histórias: um ato de compartilhar afetos (Inscrições encerradas)
     Facilitadora:  Albanizia A. Diniz

Ouvir uma história é aproximar-se de quem vai contá-la, silenciar e se permitir, por alguns momentos, transitar da realidade para o mundo da fantasia e da imaginação; vendo, sentindo, ouvindo e, percebendo seus cheiros, cores e sons. O objetivo dessa oficina é criar possibilidades para adentrar no mundo imaginário de fantasias, cores, cheiros e sons, a partir das mensagens contidas nos contos. Possibilite-se participar e transitar nesse mundo imaginário.


 2. Grafismo no processo arteterapêutico
      Facilitadora: Ana Claudia L. Assunção

Este workshop se propõe a estimular o potencial criativo do indivíduo, através de experimentações com a utilização dos materiais secos do grafismo, num processo de autoreflexão sobre as vivências experimentadas. Analisar o que foi produzido visualmente e identificar as possibilidades terapêuticas que os materiais e técnicas nos permitem e as representações simbólicas recorrentes no processo. Mediante isso, objetiva vivenciar um processo de autoconhecimento, através da experimentação de materiais e técnicas do grafismo.



 3. FotoGRAFIAS
 Facilitadora: Mônica Câmara
Esta oficina objetiva desenvolver exercícios, por meio da fotografia, como um meio prático para o autoconhecimento, através da apropriação da auto-imagem, criando oportunidades para a observação a partir do si mesmo.


 4. A descoberta do desenho (inscrições encerradas)
 Facilitador: Sandoval Fagundes

Para descobrir o desenho, o indivíduo necessita desnudar do seu inconsciente toda memória visual existente; poluída, fragmentada e repetida com a carga de imagens, exaustiva, pelo processo de comunicação de massa. O objetivo desta oficina é utilizar os conceitos de comunicação visual para despertar o poder da compreensão e do ato de observar/desenhar que se encontra engessado no inconsciente de cada indivíduo, recuperando sua legitimidade gestual e vocabulário gráfico/visual.



5. Modelando o si mesmo
Facilitador: Eduardo Balbino


Nesta oficina propomos uma técnica arteterapeutica utilizando a argila. Resgatando valores, autoconhecimentos, intuição e criatividade no processo de modelagem do si mesmo, enfocaremos as técnicas arteterapeuticas que envolvem todos os elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Aventure-se e participe  expressando seus conteúdos internos.